Tradição é o
nosso forte!

A Fortim, marca que carrega a força e a tradição da Cooperativa COAMIG, retorna ao mercado para oferecer uma experiência única de sabor e qualidade em produtos lácteos. Nossa origem remete a mais de 50 anos de história e experiência nos ramos agropecuário e leiteiro, carregando o legado de uma trajetória sólida, pautada no compromisso e desenvolvimento dos produtores de Guarapuava/PR e região.

A história do Laticínio Coamig começa em 1969, junto a fundação da Cooperativa, com um propósito claro: valorizar o trabalho dos produtores de leite da região. Uma longa caminhada, que teve em seus primeiros passos o desafio de coleta, recebimento e armazenamento do leite. A força e união desses produtores foi reconhecida através de uma grande conquista em 1978: o terreno que, no ano seguinte, receberia a Indústria de Lácteos.

No ano de 1979, com a fundação do Laticínio, foi criado um concurso junto a comunidade para a escolha do nome da Indústria. O objetivo era encontrar algo que representasse o trabalho árduo de cada cooperado, sendo um símbolo de força e união. 

“Fortim” foi sugerido pelo Sr. Florisvaldo Portes, do município de Candói/PR, com inspiração no Fortim Atalaia, um símbolo de resistência e proteção em nossa história, construído no século XIX, representando a força de quem vigiava, protegia e garantia o futuro das nossas terras. Assim como a Fortim representa a força coletiva de seus produtores.

Desde então, a Coamig é sinônimo de trabalho coletivo e comprometimento com a comunidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de seus cooperados e valorizando seus colaboradores, parceiros e entorno. É com essa essência, com a força do regionalismo e o orgulho de nossas raízes, que a Fortim ressurge para continuar essa história.

A marca, que já esteve nas prateleiras em meados de 1980, representa o elo com a terra, com as famílias que dedicam suas vidas à produção de leite e com todos os que valorizam o sabor autêntico de produtos feitos com o conhecimento e o carinho de quem vive no campo.

Cada pedaço de nossos produtos carrega a história das nossas famílias e a paixão de quem está envolvido com cada etapa da produção. É um convite a redescobrir o sabor da tradição, com aquele toque de casa, de aconchego.

Uma marca que se renova, mas que nunca perde sua essência: ser feita por pessoas, para pessoas. Oferecer produtos que sejam sinônimo de qualidade, confiança e carinho, fortalecendo o relacionamento com nossos clientes e comunidade. Essa é nossa missão.

Nossas obras foram retomadas em 2022 e finalizadas em novembro de 2024, sendo o primeiro laticínio cooperativista da região a contar com selo de inspeção federal e contando com uma capacidade de produção de 3 toneladas de queijo por dia, além de 400 kg de manteiga ou nata.

Voltamos para compartilhar o melhor que temos a oferecer, sempre com respeito, seriedade e compromisso. Fortim é a marca que resgata o melhor do passado e, ao mesmo tempo, olha para o futuro com a certeza de que essa história está apenas (re)começando.

Nossa Cooperativa

Em 14 de julho de 1969, na sala de sessões da Câmara Municipal de Guarapuava, 30 homens se reuniram para formar a Cooperativa Agropecuária Mista de Guarapuava LTDA, com o objetivo de desenvolver o setor agropecuarista na região e buscar novos e melhores recursos para a atividade.

Uma história cinquentenária, que atravessou décadas de mudanças no cenário econômico, político e tecnológico do país, e se desenvolveu com novas atividades.

A Coamig possui como missão promover a integração e o desenvolvimento socioeconômico de seus cooperados e colaboradores, sempre buscar a geração de valor para seus clientes e para a comunidade.

Atualmente a Cooperativa atua em mais de 20 municípios no Paraná, conta com 3 lojas agropecuárias (Guarapuava, Prudentópolis e Ivaí) e recém inaugurou o seu novo Laticínio.

Acesse o site da Coamig e saiba mais.

Sustentabilidade

Na Fortim, a sustentabilidade é parte essencial de nossa essência. Acreditamos que produzir alimentos de qualidade vai além do cuidado com os processos de fabricação; envolve também uma responsabilidade com o meio ambiente e com as futuras gerações. Por isso, adotamos práticas sustentáveis que alinham a tradição da Coamig com as necessidades do mundo moderno.

Nossa cooperação com os produtores locais, que abastecem nossa linha de produtos com leite de alta qualidade, é pautada no respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. A Fortim busca constantemente otimizar seus processos, reduzindo o impacto ambiental, seja no uso eficiente da água, na gestão dos resíduos ou na diminuição das emissões de carbono.

Além disso, estamos comprometidos com práticas responsáveis na cadeia produtiva, desde a origem do leite até a entrega dos nossos produtos ao consumidor. Acreditamos que a transparência e a ética no processo produtivo são fundamentais para criar um ciclo de confiança entre nós, os nossos cooperados e os consumidores. A sustentabilidade também se reflete em nossa preocupação com o bem-estar animal e com a promoção de uma agricultura familiar que seja, ao mesmo tempo, produtiva e respeitosa com a natureza.

Núcleo Feminino

Desde sua fundação em 2022, o Núcleo Feminino da Coamig tem transformado a participação das mulheres na cooperativa, colocando-as como protagonistas no desenvolvimento das propriedades e no fortalecimento do cooperativismo. Agora, com metas de expansão para 2025, estamos em busca de novas integrantes para continuar essa história de sucesso.

O Núcleo nasceu de uma demanda antiga observada pelo Sr. Francisco Serpa, com base em sua participação nas atividades realizadas pela OCEPAR, mas que só ganhou forma após a pandemia. Iniciamos com 25 mulheres – cooperadas ou esposas de cooperados – e tivemos como marco inicial o Encontro das Lideranças Femininas Cooperativistas, em maio de 2022, organizado pela OCEPAR na cooperativa Agrária.

Ao longo desses anos, o Núcleo tem se destacado pelo protagonismo das mulheres, com ações como o Programa de Gestão de Propriedades, que desde 2023 já beneficia 30 propriedades e fortalece a gestão das atividades diárias, normalmente lideradas por elas. Em 2025, a meta é ampliar ainda mais a participação feminina, reforçando seu papel na cooperativa e promovendo iniciativas que integrem as mulheres em eventos, oficinas e projetos que impulsionem o desenvolvimento das propriedades e da comunidade.